sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Projeto TITÃ - Reequipamento com titânio das falésias de escalada do litoral Centro-Sul de Portugal

Para quem ainda não sabe, têm-se verificado falhas de ancoragens relativamente recentes (pouco mais de 5 anos) em diversas falésias de escalada da costa de Portugal (Cabo da Roca, Meio Mango, Sagres, Casal Pianos, Peniche), felizmente sem consequências para as pessoas envolvidas além de um grande susto.

As ancoragens em inox utilizadas em diversas falésias do litoral estão a sofrer corrosão devido à combinação de diversas variáveis ambientais, como a salinidade, humidade e temperatura. Estas ancoragens terão que ser substituídas o quanto antes de forma a evitar acidentes. Dada a grande dimensão deste trabalho será necessário que a comunidade de escaladores se junte de forma a obter fundos para comprar o material necessário, como por exemplo tiges de titânio, e conseguir voluntários suficientes para levar a cabo este projeto.

Estamos a organizar uma reunião no dia 12 de Dezembro no Vertical Wall às 20h para definir vários pontos importantes em relação a este projeto com pessoas que queiram e possam contribuir. A realização deste projeto vai muito além de apenas conseguir fundos necessários e envolve três grupos de trabalho:
  1. Comunicação e angariação de financiamento;
  2. Gestão de fundos e organização logística;
  3.  Execução do reequipamento.

Se queres fazer parte de um destes grupos de trabalho, envia 1 e-mail para projetotita@gmail.com com os teus contactos e interesse/disponibilidade para contribuir. Se quiseres informação mais detalhada, envia-nos também um e-mail. Quantos mais ajudarem, melhor! Obrigado e Passem-palavra!

Aproveitamos para informar que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal irá contribuir com tiges de titânio para este projeto. De momento ainda não sabemos quantas tiges nos serão cedidas.

Sem comentários: