terça-feira, 23 de setembro de 2008

Gruta dos morcegos (casa da Carochinha)

.
Em Julho último, depois de dar cabo da ratazana da cova do Fojo com umas quantas vassouradas e bombadas e para aproveitar a embalagem que essa via provoca nos costados, equipei com o Mike uma nova linha nessa gruta. A via percorre o tecto entre o “Passeio dos Deuses” e o “Tecto do João Ratão” e, como nessas vias, mantém-se a obrigatoriedade de cair de mãos a abanar, i.e., com o cordel justinho q.b..

O nome desta via apenas poderia ser um pois casa no fim (top) com o João Ratão. E, caros amiguinhos, nós bem sabemos quem é que casa com o João Ratão. Mas mais detalhes desta história da Carochinha podem encontrar-se no V-Duríssimo (senão já, brevemente).

O Croqui actualizado deste sector, situado 2 m a.s.l. e a 45 minutos da estrada, foi desenhado sobre uma fotografia de alta qualidade e encontra-se aí mais abaixo, no fim do postal. A via encontra-se com o grau interrogado porque na altura o rei da selva de pedra ainda não tinha passado por lá. Entretanto, o bombador/triturador/vincador implacável já deixou uma proposta de 8a+. Nota: Excepcionalmente, tivemos a sorte de apanhar nessa mesma foto o João Ratão a escalar a sua via. Na outra fotografia, esta já de muito menos qualidade, podem ver o Miguel (Miguelin) Loureiro lá pendurado.

Ah, é verdade e uma última nota. Tinha deixado 5 expresses nessa via e quando cheguei lá, três semanas depois, tive a agradável surpresa de terem roubado as duas expresses mais acessíveis. A surpresa é agradável pois é um sinal de que a comunidade de escaladores está finalmente a atingir uma dimensão considerável, ou seja, até já existem escaladores/trepadores filhos-da-puta. Este é mais um bom sinal, juntamente com as talhadas no granito, de que a escalada portuguesa se desenvolve a olhos vistos.




Um agradecimento ainda ao Hugo 50 que com três horas de sono se prontificou para ir comigo acabar de furar a via (ao contrário de um sorna que ficou a dormir depois de garantir que ia).


Por FCS

2 comentários:

Fpereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chorão disse...

Deve ter sido um rato que roeu as reles retentoras dos roces da corda...